Dr. Ácaro® – facilities, limpeza profissional e controle de pragas

Saiba mais sobre as formigas

Não tem como negar que quando falamos em formiga já nos vem à cabeça a imagem de que são indivíduos extremamente organizados, com funções bem definidas e principalmente trabalhadoras, e chega até ser bonitinho observar aquele pequeno ser exercendo a sua função. Mas algumas delas podem nos trazer bem mais problemas do que imaginamos.

As formigas constituem um grupo muito grande dentre os insetos, das estimadas 2000 espécies que vivem no Brasil, cerca de 20 a 30 são consideradas pragas.

Formigas urbanas ou também conhecidas como andarilhas, são espécies altamente migratórias, que se adaptaram a viver em construções urbanas, gostam de lugares escuros e quentes e constituem seus abrigos facilmente em pequenas frestas atrás do azulejo, pisos, batentes de porta, prateleiras de madeira, próximos a pias, tubulações e forros, locais em que se acumulam alimentos e lixos. As formigas tem alta capacidade de reprodução, levam em torno de 6 a 10 semanas para se tornarem indivíduos adultos. As operárias são estéreis e vivem aproximadamente entre 2 e 3 anos, já a rainha que é responsável pela reprodução pode viver até uns 4 anos. Os machos morrem logo após a cópula.

Suprem suas necessidades alimentares com carboidratos, lipídeos e proteínas, o que é facilmente encontrados em alimentos como  doces, bolos e pães além de outras fontes como sangue, ferimentos abertos, secreções, restos de fezes em papel higiênico, resto de matéria orgânica, em lixo hospitalar e restos de animais como lagartixas e baratas.

Estudos mostram que os microrganismos se aderem ao corpo da formiga, inclusive os encontrados no trato intestinal e dessa forma as torna um potencial transportador  de agentes patógenos para locais em que há estoque, manipulação ou preparo de alimentos e até mesmo para dentro do ambiente hospitalar.

A alta capacidade de mobilidade das formigas pode acabar  contaminando alimentos e oferecendo danos à saúde tais como diarreia e vômito e até mesmo provocando uma infecção hospitalar, sem contar que a picada desse inseto além de ser dolorosa, pode causar uma reação alérgica.

Bons hábitos de higiene, evitar o acúmulo de lixo, manter os alimentos bem vedados, fazer a limpeza regularmente dos móveis e os reparos nas construções são medidas que podem evitar que as formigas prejudiquem a sua casa e a sua família. Nos casos de maior infestação, procure uma ajuda profissional, pois ao tentar eliminar uma colônia de forma incorreta, você pode estar na verdade formando outras novas colônias sem saber.

Dra. Priscila Suzane
Farmacêutica Responsável Dr. Ácaro

Contatos

(11) 2376-0001

0800 201 0056 

contato@dracaro.com.br

SAC - Reclamações e Sugestões

sac@dracaro.com.br

Comercial e administrativo

Seg à Sex - 8h00 às 18h00

Licença Sanitária

354880701-812-000045-1-0

Dra. Priscila Suzane da Silva
Responsável técnica CRF/SP 67726

Onde estamos

Rua Sergipe, nº73 - Santa Paula, São Caetano do Sul - SP, 09541-470

Dr. Ácaro® - Serviços Especializados © 2025